Clínica Juja Fisioterapia
Pilates Para As Patologias da Coluna
Nos dias de hoje é muito comum ouvirmos as pessoas se queixarem de dores na coluna, principalmente na região lombar e cervical e cada vez mais os médicos vem indicando o método Pilates para as dores e patologias da coluna.
A coluna vertebral possui 33 vértebras sendo que 7 pertencem a região cervical, 12 torácicas, 5 lombares, 5 vértebras fundidas que formam o sacro e o cóccix que possui 4 vértebras (totalmente ou parcialmente fundidas).
Entre as vértebras estão os discos intervertebrais (exceto entre C1 E C2). As principais funções da nossa coluna são: suporte, proteção e movimento. A nossa coluna apresenta curvaturas que são normais porém quando estão acentuadas podemos avaliar como uma patologia.
Entre as patologias da coluna podemos citar a escoliose, a hiperlordose , a hipercifose torácica e a retificação da coluna.

Joseph Pilates dizia “A arte do Pilates prova que sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida”.
Ou seja, o movimento da coluna determina a nossa funcionalidade levando a qualidade de vida.
Um dos focos do Pilates é a mobilização correta da coluna para proporcionar uma melhor nutrição das cartilagens, amplitude de movimento e consciência do corporal.
Esses são apenas alguns dos muitos benéficos do Pilates para a coluna tanto para prevenção de patologias como para tratamento.
Quer conhecer um pouquinho do método ? Agende uma aula experimental com a gente.